O Grupo Teatral Cutucurim lotou a praça principal do Frade, na noite de domingo, dia 19, quando apresentou no bairro novo espetáculo “Dá licença, minha gente”. Pela manhã, o grupo já havia oferecido uma oficina no espaço cultural Descoco, que contou com a participação de vários adolescentes da localidade. O circuito de oficinas e apresentações começou na quinta-feira, dia 16, no Parque Mambucaba, passou pelo Bracuí e encerrou o fim de semana, domingo, dia 19, no Frade! Foi um sucesso e semana que vem tem mais!
Ao todo são 16 apresentações em comunidades de Angra dos Reis, de 16 de maio a 9 de junho, atingindo quatro distritos do município, além de 16 oficinas que também serão oferecidas gratuitamente nos bairros em espaços culturais, escolas públicas e Centros de Atenção aos Jovens. Tudo isso faz parte do Projeto “Patativa do Assaré – Um poeta do povo”, através do qual o Grupo Teatral Cutucurim foi contemplado pelo Edital de Montagem Cênica 2011 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras - viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
O espetáculo Dá licença, minha gente conta a história de um poeta popular que ao chegar numa cidade vai à praça principal para dizer seus versos, vender folhetos e ganhar o pão do dia. Porém, a praça está ocupada por três mendigos que brigam por comida e se divertem à custa da própria desgraça. Para conseguir respeito, o poeta conta histórias e envolve os moradores da rua no seu jogo de ficção.
A peça conta com a concepção e encenação de Christina Streva e dramaturgia de Rosyane Trotta. No elenco, Evelyn Ramos, João Vitor Novaes, Mário dos Anjos e Monique Eucário, além dos músicos Daniel Souto e Moacir Saraiva.
Acesse grupocutucurim.blogspot.com.br e confira toda a programação.
Grupo Teatral Cutucurim já tem mais de 70 prêmios e mais de 100 indicações em festivais nacionais e internacionais
A palavra Cutucurim é de origem tupi-guarani e significa águia real, aquela que busca uma liberdade intensa, um voo sem fim. O Grupo Teatral Cutucurim surgiu em 20 de setembro de 1987, sendo um legítimo representante da essência do fazer teatral. A partir de 2003, com uma nova formação, buscou-se uma total interação com as diferentes formas e linguagens do dito popular. Foram montados os espetáculos “Pagode Banana” (2003) e “A Lenda da Padroeira” (2003) com direção de Sérgio Machado; “O Auto do Trabalhador” (2005), espetáculo que participou de diversos festivais nacionais e internacionais, ganhando 31 prêmios e 41 indicações; “O Vaqueiro que não sabia mentir” (2007), com direção de Michelle Cabral, o espetáculo ganhou 19 prêmios, 20 indicações, sendo duas no Prêmio SATED do Maranhão como Melhor Espetáculo Visitante e Melhor Direção. Em 2009, o grupo montou dois espetáculos “Patrão Nosso – um grito de liberdade” com direção de João Vitor Novaes e “O piolho, a caolha, a morte e as quatro irmãs que não deveriam falar” com direção de Ribamar Ribeiro, que realizou três temporadas no Rio de Janeiro nos espaços Centro Cultural Justiça Federal (2010) e Sesc Tijuca (2011) e Teatro Ziembiski (2012), além de participar da 10ª Mostra SESC e CBTIJ. O Cutucurim, em 2011, organiza o XV Encontro Nacional de Teatro de Rua de Angra dos Reis, com prêmio do Prêmio Festivais de Artes Cênicas da FUNARTE e participou do 4º Circuito Estadual de Artes da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, com o espetáculo “O Vaqueiro que não sabia mentir”. Já em 2012, o Cutucurim voltou a ganhar o edital do Circuito Estadual de Artes com o espetáculo e participou da 5ª edição com o espetáculo “O Vaqueiro que não sabia mentir”. No mesmo ano ainda foi contemplado com o prêmio de Festivais de Teatro da SEC – 2011 e do Edital Cultural da Eletrobrás Festivais de Teatro - 2012, para a organização o XVI ENTRAR - Encontro Nacional de Teatro de Rua – 2012.
Este ano, o grupo está sendo contemplado no Edital Cultural da Eletrobras - Festivais de Teatro para realizar o XVII ENTRAR - Encontro Nacional de Teatro de Rua. Também abriu seu Espaço Cultural e estreia o novo espetáculo “Dá licença, minha gente”, inspirado na obra do poeta Patativa do Assaré, com direção de Christina Streva, que foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011, com o patrocínio da Petrobras, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro - Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura - permitindo um novo passo na construção da linguagem e amadurecimento do grupo, que já possui mais de 70 prêmios e mais de 100 indicações em festivais nacionais e internacionais.
PROGRAMAÇÂO DAS APRESENTAÇÕES SEGUINTES
CAMORIM GRANDE - DIA 23 DE MAIO
APRESENTAÇÃO: PRAÇA DO CAMORIM GRANDE, ÀS 19H - DIA 23 DE MAIO
OFICINA: E.M. PROF. SYLVIO DE CASTRO GALINDO - DAS 9H ÁS 12H - DIA 23 DE MAIO
CENTRO - DIA 24 DE MAIO
APRESENTAÇÃO: PRAÇA GUARDA MARINHA GREENHALGH - TEATRO MUNICIPAL, ÀS 19H
OFICINA: TEATRO MUNICIPAL DRº CÂMARA TORRES - DAS 10H ÀS 13H - DIA 25 DE MAIO
VILLAGE - DIA 25 DE MAIO
APRESENTAÇÃO: PRAÇA GELSON DE SOUZA (PRAÇA DO VILLAGE), ÀS 19H
OFICINA: E.M.CORNÉLIS VEROLME - DAS 13H ÀS 16H - DIA 23 DE MAIO
MONSUABA - DIA 26 DE MAIO
APRESENTAÇÃO: PRAÇA VEREADOR CARLOS ALBERTO TAVARES CARNEIRO (PRAÇA DA MONSUABA), ÀS 19H - DIA 24 DE MAIO
OFICINA: CRAS MONSUABA – DAS 14H ÀS 17H
CAMPO BELO - DIA 30 DE MAIO
APRESENTAÇÃO: PRAÇA DO CAMPO BELO, ÀS 19H
OFICINA: CRAS CAMPO BELO – DAS 9H ÀS 12H - DIA 29 DE MAIO
PORTEIRA - DIA 31 DE MAIO
APRESENTAÇÃO: PRAÇA JOSÉ PIMENTA (PRAÇA DA PORTEIRA), ÀS 19H
OFICINA: E.M. PROF. CLEUSA FORTES DE P. JORDÃO – DAS 13H ÀS 16H - 29 DE MAIO
BELÉM - DIA 1 DE JUNHO
APRESENTAÇÃO: PRAÇA DO BELÉM
OFICINA: CRAS BELÉM, S/Nº - DAS 9H ÀS 12H – 28 DE MAIO
AREAL - DIA 2 DE JUNHO
PRAÇA NOVE DE DEZEMBRO ( PRAÇA DO AREAL)
OFICINA: CRAS NOVA ANGRA, DAS 13H ÀS 16H - 28 DE MAIO
CAMORIM PEQUENO - DIA 6 DE JUNHO
APRESENTAÇÃO: PRAÇA DO CAMORIM PEQUENO, ÀS 19H
OFICINA: E.M. POETA CARLOS D. DE ANDRADE, DAS 10H ÀS 13H - DIA 6 DE JUNHO
ENSEADA - DIA 7 DE JUNHO
APRESENTAÇÃO: QUADRA DA ENSEADA, ÀS 19H
OFICINA: E.M. FREI JOÃO MOREIRA – DAS 9H ÀS 12H - DIA 7 DE JUNHO
SAPINHATUBA III - DIA 8 DE JUNHO
PRAÇA DA SAPINHATUBA, ÀS 19h
OFICINA: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES , DAS 10H ÀS 13H - DIA 8 DE JUNHO
BALNEÁRIO - DIA 9 DE JUNHO
PRAÇA DO BALNEÁRIO, ÀS 19H
OFICINA: ESCOLA HONORIO LIMA - DIA 7 DE JUNHO, DAS 13H ÀS 16H - DIA 7 DE JUNHO
Texto: Raquel Ribeiro
Fotos: Wagner Gusmão
Nenhum comentário:
Postar um comentário