quarta-feira, 9 de abril de 2014

PROJETO SATED V - SITE PARATY

História do Grupo de Teatro Cutucurim

Publicado em 7 de abril de 2014
História do Grupo de Teatro Cutucurim
Sábado tem teatro na Praça da Matriz
Secretaria de Cultua traz peça premiada a Paraty
 
Os moradores e turistas têm um ótimo programa cultural para o próximo sábado (12). Trata-se da peça "Dá licença, minha gente" que será apresentada na Praça da Matriz pelo Grupo Cutucurim.
O grupo é respaldado por uma história de mais de 20 anos de pesquisa sobre o teatro de rua e a arte popular. Participa de intercâmbios, festivais nacionais e internacionais e das Redes de Teatro de Rua do Rio e do Brasil.
O espetáculo "Dá licença, minha gente" surgiu a partir do estudo na obra do poeta nordestino Patativa do Assaré, que é conhecido como um "poeta do povo". Em suas obras podemos identificar uma posição social capaz de manifestar e denunciar as desigualdades, em defesa de uma condição humana igual. Desse sonho surge o espetáculo cujo tema central é a abordagem da miséria humana, e a busca por uma humanização do ser humano através, da inspiração, dos contos e poemas do poema popular brasileiro.
Este espetáculo foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011, com o patrocínio da Petrobras - viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro - Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura.

História do Grupo de Teatro Cutucurim
O grupo de Angra dos Reis foi fundado no dia 20 de setembro de 1987 após um trabalho de alguns atores com Augusto Boal e o seu  Teatro  do Oprimido. Seu  trabalho  motivou  a  apreciação  do  diretor, pesquisador  e  autor  de teatro  João Siqueira que escreveu um texto especialmente para o Grupo: "Os caminhos da Concepção ou O Auto do Milagre da Nossa Senhora da Conceição". Daí em diante foram altos os voos da águia Real, significado  de  Cutucurim em  tupi-guarani, com apresentações em diversas ruas e praças do Brasil.

Serviço:
Espetáculo de rua "Dá licença, minha gente!"
Dia 12 de abril, sábado, a partir das 16h na Praça da Matriz

Nenhum comentário: