GRUPO E ATORES




Grupo Teatral Cutucurim, águia real em tupi-guarani, é uma palavra indígena, que busca uma liberdade intensa, um vôo sem fim; surgiu em 20 de setembro de 1987, logo decidimos alçar nosso primeiro vôo, e nas asas da águia decolamos para o mundo dos espetáculos, difundidos pelos quatro cantos, abordando questões importantes para o desenvolvimento social. Escrevemos e encenamos vários espetáculos, utilizando sempre da rua, salas de espetáculos e de espaços alternativos.

O Cutucurim em 2003, com uma nova formação e com liderança de Mário dos Anjos, começa a buscar uma total interação com as diferentes formas e linguagens do dito popular. Montamos o espetáculo “Pagode Banana” de autoria e direção de Mário. No mesmo ano, convidamos o diretor Sérgio Machado da Cia. do Público-RJ, montamos “A Lenda da Padroeira” de adaptação e direção do próprio.

O Grupo monta e ganha às ruas com o espetáculo “O Auto do Trabalhador”, de livre inspiração na obra de João Siqueira, com adaptação e direção de Mário dos Anjos, em 2005. Adquire âmbito nacional e ganha 31 prêmios e 41 indicações, e participa 21º ENTEPOLA –Santiago- Chile.

Em 2007 o grupo mantendo a linguagem de caráter popular, chama a diretora Michelle Cabral para a direção do espetáculo “O Vaqueiro que não sabia mentir”, buscando no intenso trabalho corporal, assim como, na voz e atuação do grupo o aprimoramento de sua arte, através do embasamento teórico e prático e com aperfeiçoamento de seus integrantes. O espetáculo ganha 19 prêmios e 20 indicações.

No ano de 2009, o grupo começa um novo processo e decide montar um espetáculo de palco para continuar sua pesquisa em torno da cultura popular. Convida para assinar a direção e a dramaturgia do novo espetáculo Ribamar Ribeiro, que junto do grupo se aprofunda nas histórias e no universo de Câmara Cascudo, desenvolvendo junto sua pesquisa em cima do Teatro Narrativo, para colocar em cena o espetáculo “O piolho, a caolha, a morte e as quatro irmãs que não deveriam falar”.

Em 2010, o Grupo Cutucurim faz temporada de três meses no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Justiça Federal, e participa da 10ª Mostra SESC e CBTIJ, percorrendo 7 cidades, com o espetáculo “O piolho...”, em 2010. No mesmo ano foi indicado a duas categorias no Prêmio SATED do Maranhão com o espetáculo “O Vaqueiro...”, nas categorias melhor espetáculo visitante e direção. 

O Grupo, em 2011, fica em cartaz no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro, com o espetáculo “O piolho...”, organiza o XV Encontro Nacional de Teatro de Rua de Angra dos Reis, com prêmio do Prêmio Festivais de Artes Cênicas da FUNARTE. Participa do 4º Circuito Estadual de Artes da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, com o espetáculo “O Vaqueiro...”

No ano de 2012, participa do 5º Circuito Estadual de Artes com o espetáculo “O vaqueiro...”. É contemplado no Edital de Montagem Cênica – Petrobrás e SEC-RJ – 2011. E com o prêmio de Festivais de Teatro da SEC – 2011 e do Edital Cultural da Eletrobrás Festivais de Teatro - 2012, organizará o XVI ENTRAR - Encontro Nacional de Teatro de Rua – 2012.

O Grupo é contemplado no Edital Cultural da Eletrobrás - Festivais de Teatro, para realizar em 2013, o XVII ENTRAR - Encontro Nacional de Teatro de Rua. E estreia seu novo espetáculo "Dá licença, minha gente", inspirado na obra do poeta Patativa do Assaré, com direção de Christina Streva, permitindo um novo passo na construção da linguagem e amadurecimento do Grupo.



PRÊMIOS/ EDITAIS RECENTES:

Edital Cultural da ELETROBRÁS - Festivais de Teatro - 2013
- Edital Cultural da ELETROBRÁS - Festivais de Teatro - 2012
- 5º Circuito Estadual de Artes – 2012/2013 – SEC - RJ
- Edital de Montagem Cênica – 2011 - Petrobrás e Secretaria de Cultura do Rio - SEC
- Edital de Festivais de Teatro – SEC - RJ – 2011
- Prêmio Festivais de Artes Cênicas – FUNARTE - 2010
- 4º Circuito Estadual de Artes – 2011/2012 – SEC – RJ
- 10ª MOSTRA SESC e CBTIJ – 2010 – RJ
- Projeto ROLA TEATRO- FETAERJ– Circulação – 2010
- Projeto NOVAS CENAS – SEC - RJ – 2009
- Circuito Estadual Teatro Infantil–Governo do Estado – RJ–CBTIJ– 2009
- Circuito Estadual de Teatro de Rua – Governo do Estado – RJ – Rede de Teatro de Rua do Rio de Janeiro – 2009
- Prêmio Angélica Daher de Fomento ao Teatro – 2007 e 2008 – Angra dos Reis

REALIZA:

- ENTRAR - ENCONTRO NACIONAL DE TEATRO DE RUA DE ANGRA DOS REIS

TEMPORADAS:

- Teatro Municipal ZIEMBINSKI– RJ– 2012
- Sesc Tijuca – RJ – 2011
- Centro Cultural da Justiça Federal – RJ - 2010
- Teatro Municipal Gláucio Gil – RJ - 2009
- Teatro Municipal Dr. Câmara Torres – Angra dos Reis - 2009

FESTIVAIS, PROJETOS E EVENTOS:

- Encontro Latino Americano de Teatro Popular - Chile - 2007
- FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA) – 2004 a 2009
- 25 anos do Grupo OFF-sina – Ocupação da Sede Pública – 2012
- Festival de Teatro de Curitiba – 2011
- Viradão Carioca – 2010 – Rio de Janeiro
- V Semana do Teatro do Maranhão – MA - 2010
- FETAERJ - Festival Estadual de Teatro do Rio de Janeiro - 2011,2009,2007,2004,1988 a 94.
- V Semana do Teatro do Maranhão – MA - 2010
- FENATA – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa – PR – 2005, 2008, 2009
- Encontro de Artes da Baixada Fluminense – RJ – 2008 a 2010
- Festival de Teatro de Rua Stênio Garcia – Espera Feliz – MG – 2005 a 2008
- Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras – RJ – 2008
- FENATE– Festival Nac. de Teatro de São Mateus – ES – 2006 e 2007
- FENTEPP – Festival Nac. de Presidente Prudente- SP - 1994 e 2006
- FLORIPA TEATRO – Festival Isnard Azevedo – SC – 2005
- Mostra Rio- São Paulo de Teatro de Rua –Paraty–RJ – 2005
- Festivale - Festival de Teatro de São José dos Campos - SP - 1993
- I Festival de Teatro de Rua de Campinas - SP – 1991

Ganhando mais de 100 prêmios e várias indicações com seus espetáculos.


EVELYN RAMOS


Atriz, cursa o 2º período de Artes Cênicas pela UNIRIO – RJ. Exerce há 12 anos trabalhos na área de teatro e música, tendo boa desenvoltura e facilidade na comunicação com o público. Participou de diversas oficinas podendo citar algumas como, “A potencialização do ator” com Fabrício Menicucci, “Oficina de Teatro” com Augusto Nazareth, “Direção” com Alan Castelo, “View Points” com Zé Alex (Cia. Enviezada), “Atuação” com Bya Braga, “Intervenção Urbana” com Andréa Garcia Maciel, “Usina de Criação teatral” com Gillray Coutinho, oficinas de “Clown: o ator como único suporte em cena” com Gilbert Diniz, algumas “Oficinas de Bonecos” ministradas por nomes como: Jorge Crespo, Tânia Arrabal, Rubinho Louzada e Eduardo Alves, entre outras. Integrou dos anos de 1999 à 2003 a Cia. de Palhaços Mirim grupo composto por crianças de 6 a 13 anos que tinham sua pesquisa em cima do trabalho de clown. Em 2003 passou a integrar o Grupo de Teatro Cutucurim. Participou de diversas Mostras e Festivais, ganhando alguns prêmios como: o de melhor atriz coadjuvante no VII FACE com o espetáculo “O Auto do trabalhador”. Prêmios de melhor atriz, no 33º FETAERJ e no Festival Nacional de Guaçuí com o espetáculo “O piolho, a caolha, a morte e as 4 irmãs que não deveriam falar”. Além de seus trabalhos como atriz também se destaca na música e escrita. Integrou durante oito anos o Coral Infanto Juvenil de Angra e em seguida o Coro Experimental. Participou de diversos festivais na área musical e de poesias, podendo destacar o Encontro Nacional de Coros e o FEMÚSICA em Campos dos Goytacases/RJ, e o Festival Internacional de poesias POESANTOS em Santos/SP. Na TV, atuou em 2011, no Quadro “Cupido” do Fantástico e fez algumas participações em quadros no “Vídeo Show”.

JOÃO VITOR NOVAES

Ator, produtor e diretor, formado em Bacharelado em Interpretação, na UNIRIO – Universidade do Rio de Janeiro. Participou durantr dois anos do Projeto de Extensão Teatro na Prisão (Penitenciara de Bangu) e ministrando aulas nas Oficinas Sesi Cultural. Entre as oficinas e workshops que fez destaca-se: Treinamento de Ator a partir da Máscara Teatral – Grupo Moitará -2012; Oficina de Bonecos – Manipulação – Cia Pequod – 2011; Workshop O Corpo que cada um - Fernando Montes (Colombia), Processo Criativo e Teatro Físico – Ilana Gorban e Simon Rice – Londres / Inglaterra – 2010; Oficina de Corpo – Angel Vianna – CCBB – Rio de Janeiro – 2010; Oficina “Treinamento Vocal do Ator” – Glorinha Beutemuller – CCBB; Oficina de Atuação – Merida Urquia (CUBA) ; outros Sérgio Machado,Cia de Dança Dani Lima, Gillray Coutinho, Carlos Augusto Nazareth, Anja Bittencourt, Andréa Maciel, Grupo Teatro de Anônimo, Amir Haddad, Ana Kfoury, Ricardo Puccetti -LUME, Oficina de Perna de Pau - Cia de Mysterios e Novidades, Bya Braga. Participou de festivais e mostras de teatro pelo Brasil e no inicio do ano de 2007 fez uma temporada em Santiago – Chile, com o espetáculo “O Auto do Trabalhador”. Com este espetáculo ganhou dois prêmios de ator coadjuvante e foi indicado ao de melhor ator. Ganhou o prêmio de melhor ator por sua atuação em “O Vaqueiro que não sabia mentir” e foi indicado no Festival de Teatro da Fetaerj. Outros trabalhos destaca-se: “A Lenda da Padroeira” – dir. Sérgio Machado; “Calabar – o elogio da traição” e “Deus e o diabo na terra do sol” – Jefferson Almeida, “Sonho, noite, verão” – dir. Leonardo Hinchel, “Sonho de uma noite de verão” – Robson Sanches e outros.

MÁRCIA BRASIL


É atriz, diretora, produtora e professora, formada na Sociedade Barramansense de Ensino Superior – 1994, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Barra Mansa e Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura. Atualmente cursa Pós-graduação em Gestão e Marketing Cultural e trabalha como Professora de Língua Portuguesa , Literatura, Educação Artística e Teatro em várias escolas de Angra dos Reis-RJ. Trabalhou como Coordenadora de Iniciação Cultural e Diretora de Eventos Culturais da Secretaria de Cultura de Esportes e Eventos da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis – PMAR. Foi Diretora e Produtora Cultural do Centro Cultural Theóphilo Massad – PMAR, 2 anos e 5 anos, respectivamente. Foi jurada em vários eventos culturais, e Coordenadora do Encontro Nacional de Teatro de Rua – 1990 à 2000. Participou de várias oficinas e espetáculos, e é integrante do Grupo de Teatro Cutucurim (desde sua formação em 1987).

                                               MÁRIO DOS ANJOS

Ator, diretor, produtor, palhaço, formado em Pedagogia, pela Universidade Federal Fluminense – UFF, e em Administração de Empresas, pela Faculdade Moacyr Sreder Bastos – MSBA –RJ. Pesquisando o teatro de rua fez cursos com: Grupo Tá na Rua, Rogério Freitas, João Siqueira, Narciso Teles e Grupo Moitará. Na arte do circo fez oficinas com: Grupo Lume, Marcio Libar, Ana Luiza Cardoso, Phillipe Gaullier (Mestre Francês de clown e Bufão), Thierry Trémouroux, Palhaço Chacovachi (Argentina). Em 1997 ingressou no curso profissionalizante da CAL ( Casa de Artes de Laranjeiras) e teve aulas com: Paulo de Moraes, Marina Salomon, Renato Icarahy, Rosyane Trotta, Celina Bebiano, e outros. Recebeu mais de 20 prêmios em festivais e participou em 1998 e 2007 do Encontro de Teatro Popular (ENTEPOLA) em Santiago/ Chile, onde apresentou o espetáculo “Vamos Rir” e “O Auto do Trabalhador” para mais de três mil (6.000) pessoas.


MONIQUE EUCÁRIO 


Atriz, está cursando 4° período de bacharel em Artes cênicas na UniverCidade – Ipanema. Iniciou a carreira artística como atriz em 2000. Fez oficinas como: Leitura Dramatizada (Carlos Augusto Nazarety); Maquiagem (Mona Magalhães); Som e movimento (Grupo as Três Marias); Criação teatral (Gillray Coutinho); Maratona Corporal(Ana kfoury); Direção(Michele Cabral); Intervenção Urbana (Andréia Maciel-RJ);RASA-BOXES (Hélcio Gurgel); Teatro Cidadão (Zequinha Miguel);Palhaço(Luciano Araújo);Interpretação(João Falcão);Canto(com os professores- Adren Alves, Bruno dos Anjos, Fabrício Ramos e Karina Ochoa). Fez espetáculos como: “Pagode Banana”,”O Vaqueiro que não sabia mentir”, “Zoando a vida adoidado”, “O Diário de uma pobre”, “O Casamento de Rosinha”, “Patrão Nosso” e outros. Participou de Festivais pelo Brasil e temporada em Santiago-Chile. Ganhou prêmio de melhor atriz no VII Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete-MG e no XVII FENATE-Festival Nac. de Teatro de São Mateus e recebeu mais de 5 indicações de Atriz em outros festivais, com a peça - O Auto do Trabalhador. Recebeu o prêmio de atriz coadjuvante pela FETAERJ na atuação da peça "O Piolho,a caolha,a morte e as 4 irmãs que não deveriam falar"em 2011. Esteve em Temporada com esse espetáculo no Centro Cultural Justiça Federal de Junho a agosto de 2010, SESC Tijuca - Fevereiro de 2011, TEATRO LAURA ALVIM, Teatro Ziembinski – Tijuca.

Nenhum comentário: